Realizou-se na manhã desta quinta-feira, dia 08 de julho, a Cerimónia do Hastear da Bandeira Azul 2021 na Marina do Funchal.

Este evento contou com a presença do Comandante Tenente Cavaca Neves em representação do Capitão Porto do Funchal, do Coronel António Alexandre Duarte Monteiro Comandante Territorial da Madeira, Eng. Paula Cabaço  Presidente da Administração dos Portos da Madeira, do Dr. Manuel Ara Oliveira, em representação da Secretaria Regional do Ambiente, Recursos Naturais e Alterações Climáticas, Dra. Iolanda Lucas Diretora de Departamento de Educação e Qualidade de Vida em representação da Camara Municipal do Funchal, do Dr. Duarte Nunes a representar a Direção Regional da Saúde e do Eng. Miguel Caires, Presidente da Direção da Marina do Funchal. Em representação dos clubes fundadores desta Associação estiveram o Eng. João Davide Andrade de Sousa, Presidente do Centro de Treino Mar e a Dra. Maria do Livramento Silva Vice-Presidente do Clube Naval do Funchal.

Participaram neste evento cerca de 50 crianças do Abrigo Infantil de Nossa Senhora da Conceição e do Externato Princesa Dona Amélia, que após a cerimónia do hastear bandeira, efetuaram uma viagem no catamarã “CELTUS”, da empresa Nautisantos. Esta saída que se revelou fantástica, contou com a presença de vários grupos de cachalotes e um grupo de golfinhos pintados observados já à chegada, perto da entrado do Porto do Funchal.

A Bandeira Azul é um importante galardão de qualidade ambiental, que a Marina do Funchal possui desde 1988. Este galardão é atribuído anualmente, pela Associação Bandeira Azul Europa, a Marinas que cumpram um conjunto de critérios, nomeadamente a educação e informação ambiental, a gestão ambiental, a segurança, serviços e a qualidade da água.

O tema da Bandeira Azul deste ano é “RECUPERAÇÃO DE ECOSSISTEMAS”.

Irão realizar-se três Atividade de Educação Ambiental relacionadas com este tema, nomeadamente um conjunto de visitas de estudo efetuadas por mar à Reserva Natural Parcial do Garajau, um mergulho na nova Área Protegida do Cabo Girão, mais precisamente na corveta “Afonso Cerqueira” com registo de imagens e finalmente um concurso de fotografia e pintura com uma exposição online focando o nosso ecossistema e utilizando as imagens registadas na atividade anterior.

A Associação MarinaFunchal agradece à empresa NAUTISANTOS a disponibilização do catamaran CELTUS e a atenção e carinho de todo o pessoal a bordo durante a realização do passeio.