A Marina do Funchal, galardoada com a Bandeira Azul desde 1988, finalizou a sua programação anual no âmbito deste prestigiado selo de qualidade ambiental com a atividade “EXPLORADORES DO MAR”, realizada na manhã da passada terça-feira.
A iniciativa, alinhada com o tema anual da Bandeira Azul em 2025, que é “RESTAURO DA NATUREZA”, contou com a participação de cerca de 17 jovens da Associação Internacional MADEIRA FRIENDS.
O ponto alto da manhã foi a visita ao Centro Operacional do Observatório Oceânico da Madeira (OOM). Esta plataforma tecnológica de excelência tem como missão providenciar dados científicos de elevada resolução e qualidade da Zona Económica Exclusiva (ZEE) da Madeira, cruciais para a comunidade científica, setores público e privado, e para a sociedade em geral.
Conduzida pelo Técnico Superior Gonçalo Barros, a visita foi descrita como “fantástica” pelos participantes, que puderam conhecer em detalhe os equipamentos e o trabalho fundamental desenvolvido pelo OOM na monitorização e estudo do ambiente marinho. Esta experiência proporcionou aos jovens uma visão prática sobre a importância da investigação para a conservação e o “Restauro da Natureza” no ambiente oceânico.
A Bandeira Azul é um importante galardão de qualidade ambiental, atribuído anualmente pela Associação Bandeira Azul Europa, que reconhece Marinas e Praias que cumpram rigorosos critérios em áreas como a educação e informação ambiental, gestão ambiental, segurança, serviços e, crucialmente, a qualidade da água. A longevidade deste galardão na Marina do Funchal, que o detém há mais de três décadas, sublinha o seu contínuo compromisso com a sustentabilidade e excelência.






