Realizou-se no passado sábado, 24 de outubro, uma limpeza de fundo na Quinta Calaça, inserida nas atividades Bandeira Azul 2020 da Marina do Funchal.

Esta atividade, para além de limpar o fundo do mar no conhecido percurso subaquático a  “Baixa das Moreias”, também foi útil para alertar os utentes da Marina do Funchal e da Quinta Calaça para a necessidade de se alterar comportamentos que prejudiquem o ambiente, em particular o ambiente marinho.

Todo o lixo recolhido na operação, será objeto de análise e posteriormente encaminhado para reciclagem.

Participaram nesta atividade cerca de 10 mergulhadores, entre os quais a Dra. Mafalda Freitas, Diretora Regional do Mar e o investigador Filipe Henriques desta mesma direção, que deram o exemplo, recolhendo o lixo que se encontrava ao longo do percurso.

Tem-se verificado ao longo das atividades ambientais realizadas, ano após ano, que o lixo recolhido tem reduzido, indicando que se vem verificando efetivamente uma mudança de atitude no respeito pelo ambiente marinho.

A Bandeira Azul é um importante galardão de qualidade ambiental, que a Marina do Funchal possui desde 1988. Este galardão é atribuído anualmente, pela Associação Portuguesa da Bandeira Azul, a Marinas que cumpram um conjunto de critérios, nomeadamente a educação e informação ambiental, a gestão ambiental, a segurança e serviços e a qualidade da água.

A Associação MarinaFunchal agradece ao Clube Naval do Funchal e ao Centro de Mergulho SCORPIO MADEIRA todo o apoio e colaboração na realização desta atividade.