Realizou-se na manhã desta quinta-feira, dia 11 de Julho, a Cerimónia Nacional do Primeiro Hastear da Bandeira Azul 2019 em marinas, na Marina do Funchal.

Este evento contou com a presença o Capitão do Porto do Funchal, Capitão-de-mar-e-guerra José Luis Guerreiro Cardoso, do Capitão João de Almeida Loução em representação do Comando Territorial da GNR, da Diretora Regional do Ordenamento do Território e Ambiente Eng. Paula Menezes, da Presidente da Administração dos Portos da Madeira Dra. Lígia Correia, da Coordenadora Nacional do Programa Bandeira Azul Catarina Gonçalves e da Presidente da Direção da Marina do Funchal, Dra. Mafalda Freitas.

Participaram também neste evento um grupo de cerca de 45 crianças, jovens e acompanhantes, do Abrigo Infantil de Nossa Senhora da Conceição, que após a cerimónia do hastear bandeira, efetuaram uma viagem no catamarã Sea The Best, da empresa VMT Madeira, onde ajudaram recolher algum lixo marinho e tiveram como ponto alto da tarde, a observação de tartarugas e um grande grupo de golfinhos pintados.

A Bandeira Azul é um importante galardão de qualidade ambiental, que a Marina do Funchal possui desde 1988. Este galardão é atribuído anualmente, pela Associação Portuguesa da Bandeira Azul, a Marinas que cumpram um conjunto de critérios, nomeadamente a educação e informação ambiental, a gestão ambiental, a segurança e serviços e a qualidade da água.

Também foi hasteada, nesta cerimónia a Bandeira Odysseia que identifica a Marina do Funchal como um porto Odysseia, destino de turismo azul de excelência. Aproveitando o evento foi anunciado também pela Presidente da Direção a aquisição de um novo pontão flutuante que se for possível será colocado antes do próximo Inverno.