A Marina do Funchal e Clube Naval Do Funchal estiveram presentes no dia 2 de Julho na Primeira Reunião Plenária NAUTICOM destinada a sócios e parceiros associados deste projeto. A reunião teve lugar na Reitoria da Universidade de Las Palmas de Gran Canária, onde foram apresentados os resultados obtidos até ao momento e que atividades serão desenvolvidas no futuro.

Na sequência desta jornada de trabalho, no dia 3 de Julho, a Marina do Funchal participou no I Workshop de Empresas NAUTICOM na sede do ITC (Instituto Tecnológico de Canárias) em Pozo Izquierdo, Gran Canária juntamente com as outras marinas inseridas no projeto e empresas de turismo náutico da Macaronésia. As empresas Ventura Do Mar e OceanSee, que operam a partir da Marina do Funchal, participaram também nos trabalhos desenvolvidos neste dia. No fim do workshop saiu a intenção de juntar as empresas de turismo náutico da Macaronésia numa plataforma conjunta, com o objetivo de oferecer produtos, serviços e experiências.

O projeto NAUTICOM é um projeto de cooperação empresarial que tem como destinatários as marinas e as empresas de turismo náutico das ilhas e arquipélagos da Macaronésia e Mauritânia e visa promover a internacionalização, cooperação empresarial e inovação com o intuito de conduzir um processo de renovação corporativa.