Realizou-se nesta última terça-feira, dia 17 de Julho, a Cerimónia do Hastear da Bandeira Azul 2018, na Marina Do Funchal.

A novidade deste ano foi o hastear conjunto, da Bandeira Azul na Marina do Funchal, com o hastear deste galardão nas embarcações ecoturísticas da empresa VMT Madeira.

A Cerimónia contou a com a presença da Diretora Regional do Ambiente, Engª. Paula Menezes responsável pela Direção Regional do Ordenamento do Território (DROTA) que é o coordenador regional da Bandeira Azul na Madeira.

Após o hastear na Marina do Funchal as cerca de 40 crianças do Externato Princesa Dona Maria Amélia, participaram numa atividade de educação ambiental, onde foram verdadeiros “detetives” da Bandeira Azul, investigando e recolhendo provas de vários elementos (beatas, palhinhas, outros plásticos e embalagens) prejudicais ao ambiente marinho.

No fim da atividade as crianças efetuaram uma viagem a bordo do catamaran Sea Pleasure, embarcação distinguida com a Bandeira Azul da empresa VMT Madeira, onde também recolheram lixo que se ia encontrando ao longo do percurso.

A Bandeira Azul é um importante galardão de qualidade ambiental, que a Marina do Funchal possui desde 1989. Este galardão é atribuído anualmente, pela Associação Portuguesa da Bandeira Azul, a Marinas que cumpram um conjunto de critérios, nomeadamente a educação e informação ambiental, a gestão ambiental, a segurança e serviços e a qualidade da água.